Comunicar é preciso

Posted on

A comunicação torna-se, cada vez mais, uma ferramenta indispensável para que as empresas possam atingir suas metas e conquistar seus consumidores.

“Na guerra pela preferência do consumidor, vale tudo”, disse alguém da área de comunicação. Mas as coisas não são bem assim. Para conquistar a atenção e a preferência dos consumidores algumas empresas lançam mão de ferramentas ou atitudes comunicacionais, digamos, não muito éticas, e isso não é bom nem para o consumidor e muito menos para o mercado.

Por outro lado, existem outras empresas que ainda estão na época de acreditar que propaganda ou publicidade são gastos. Depois, reclamam que “o mar não está pra peixe”.

Propaganda e publicidade são investimentos. É por meio delas que as empresas podem formar a preferência de seus consumidores, criar a imagem da empresa, se projetar no mercado. Um clássico exemplo a citar, é o da Coca-cola, uns dos refrigerantes mais vendidos em todo mundo e também uma das empresas que mais investem em propaganda.

Hoje o mercado de mídias oferece uma gama enorme de possibilidades para os anunciantes, seja em formatos, tipos de mídias, como também de preços. Tem pra todos os gostos. No entanto, se o gestor da empresa está perdido e não sabe o que fazer, é o momento de buscar ajuda de um profissional da área de comunicação. As agências de propaganda, ou escritórios de design estão habilitados e possuem experiência para orientar o anunciante da melhor forma possível.

Os profissionais de comunicação sabem medir qual o melhor veículo de comunicação a ser contratado em função do público-alvo dos anunciantes. Não é porque um determinado veículo de comunicação é famoso, que o anúncio tem que ser veiculado nele. O correto e ideal é veicular nos veículo que melhor irão atingir o público-alvo. O correto é focar as ações de mídia.
No entanto, vale lembrar que a propaganda não faz milagres, ela é apenas umas das ferramentas do mix de marketing que as empresas podem utilizar.

A partir do momento que as empresas trabalharem o marketing de seus produtos de forma integrada, utilizando-se de todas as suas ferramentas e deixar no passado a mentalidade de que propaganda é gasto, com certeza, elas terão sucesso!